sexta-feira, 2 de outubro de 2015

TEFL e TESOL: Quer Ensinar Inglês no Exterior?


O TEFL ou TESOL são cursos para falantes de inglês que querem ensinar essa língua fora do seu país de origem, inclusive em países onde a língua nativa é outra (por exemplo, uma brasileira ensinando inglês na Turquia sem falar turco, que é o meu caso).
O curso foca principalmente em técnicas de ensino. Há alguns módulos de gramática, mas a maior parte ensina como usar essa gramática em sala de aula. Mostra também games que podem ser realizados com os alunos para facilitar o aprendizado, exemplos de atividades, o modelo de comportamento que o professor deve seguir para conseguir ter o controle da sala de aula, dentre outros fatores que são essenciais para conseguir bons resultados.

O curso que eu fiz foi do ITTT, de 120h, que é o básico para ensinar inglês não só aqui na Turquia, como no mundo inteiro (Tailândia, China, Camboja, Espanha, Itália, México, etc.). 
Há duas opções de valores para esse curso: 
*$350 com tutor  
*$240 sem tutor. 

Faça a pré-inscrição (GRATUITA) e receba um e-guide em seu email de como funciona o curso: https://www.teflcourse.net/apply/?cu=XIQFS2015F 
Depois, se você quiser comprar o curso, poderá acessar o email que recebeu e finalizar o pagamento.


Um pouco da minha experiência com o TEFL na Turquia

Eu sou publicitária de formação e apesar de falar inglês fluentemente, minha experiência como professora é pouquíssima e mal posso provar que já ensinei no Brasil, pois além de eu ter 17 anos na época, não foi feito contrato nem nada.
Quando cheguei aqui, descobri que a única forma de poder trabalhar legalmente como professora era ter esse curso, já que não sou formada em Letras. A princípio, achava muito difícil e imaginava que fosse caríssimo. 
Então encontrei uma escola que me ofereceu 1800 liras por 20h aula + 10liras por hora extra. Mas sem seguro saúde (sigorta), nem visto de trabalho nem nada, ilegal. No final das contas, eu daria 40h pra ganhar uma média de 2600TL. Achei maravilhoso, fiquei feliz da vida, pois por muito tempo pensei que não conseguiria encontrar trabalho por não ser formada.
O tempo foi passando e, enquanto eu esperava as aulas começarem, percebi que a procura por Nativos (sim! aqui somos considerados nativos quando somos fluentes em inglês e não falamos turco) era muito grande, mas que a maioria deles pedia a certificação TEFL/TESOL. E fui atrás de saber como funcionava. No começo não encontrava ninguém que tivesse feito o curso e ficava com medo de comprar um desses links pela internet e perder meu dinheiro. Até que uma brasileira que já mora aqui há um tempo e é professora experiente, me contou do ITTT. Ela havia feito o curso, pois mesmo sendo formada, o TEFL é um plus e abre portas para oportunidades ainda melhores. Disse que fez o curso tranquilamente em casa, que não era difícil e que recebeu o certificado em casa dentro de três semanas.
Agora com certificado, encontrei um emprego muito melhor que esse. Descobri também que 2500TL é o mínimo que as escolas pagam, em geral, para professores com essa certificação. Ou seja, o mesmo salário que a escola anterior pagaria, porém, para trabalhar apenas metade das horas (20H).
O curso, então, acaba tornando-se barato, porque no primeiro mês de trabalho você consegue recuperar o valor investido e ganhar o dobro do que ganharia sem. Vale a pena!!!


Não é difícil: são 20 módulos muito bem detalhados que você pode imprimir (se você escolher a opção com tutor, pode tirar dúvidas também, caso precise). Após a leitura, você fará um teste objetivo (de marcar) e um breve comentário sobre a unidade. Após finalizar os 20 módulos, você deverá elaborar um plano de aula, baseado em tudo que foi ensinado e que será avaliado pelo professor. São três chances: você manda o plano, o professor corrige, se tiver algo de errado, ele lhe devolve para refazer. Após a aprovação do plano, seu certificado será enviado, como o meu da foto, e chegará em aproximadamente 3 semanas (varia de acordo com o país, esse tempo é para chegar na Turquia). Há também a opção, caso você necessite do diploma com urgência (que também foi o meu caso), de pagar + $50 e o certificado virá por DHL numa média de 3 dias.

Você tem até 6 meses para concluir o curso, mas pode fazer até 3 módulos por dia, ou seja, pode finalizar o curso numa média de 10 DIAS!
Faça a pré-inscrição (GRATUITA) e receba um e-guide em seu email de como funciona o curso: https://www.teflcourse.net/apply/?cu=XIQFS2015F 
Depois, se você quiser comprar o curso, poderá acessar o email que recebeu e finalizar o pagamento.


É isso! Qualquer dúvida, deixe nos comentários que eu respondo. Beeeijos :*

8 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar sua experiência! Ajudou bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que pude te ajudar! Obrigada pelo comentário :)

      Se quiser seguir o blog pela página do face o link é: https://www.facebook.com/deportadadescomportada/?ref=hl

      Abraço!

      Excluir
  2. Ajudou muito!!!!!! Estava pensando em fazer esse curso no Canadá, mas está muito caro. Quando vi a opção on-line fiquei em dúvida, mas você esclareceu todas!!!! Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom,+Mônica Barbosa !! Fico feliz de ter podido ajudar. Realmente sair do país e pagar um curso desse presencial é o olho da cara, rs, especialmente com o valor do dolar. Mas pode fazer esse on-line, que tem as mesmas quantidades de horas e tem a mesma validade internacional. Estamos fazendo o processo do work permit pra ir pra China mês que vem, então tenho ainda mais certeza do valor do diploma. Você conseguiu fazer a inscrição?

      Se quiser, você pode seguir o blog pelo face, sempre atualizo os textos por lá: https://www.facebook.com/deportadadescomportada/?ref=hl

      Beeijos, qualquer dúvida pode entrar em contato por lá também. :*

      Excluir
  3. Oi Amanda! Primeiro Parabéns pelo post!! Você parece ser a única blogueira falando nesse assunto (que até agora eu encontrei...). Andei pesquisando um pouco, e encontrei outras escolas oferecendo o curso online do TEFL. Por exemplo, a i-to-i, e a um preço acessível também. Quando você resolver fazer o TEFL online, também pesquisou outras escolas, além da ITT - cursos online? E por que vc a indicaria? Obrigada! Bjs!!!
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Quis dizer *blogueira brasileira... e quando vc *resolveu...

      Excluir
    3. Olá, +Aline Julie! Obrigada :)) Assim como você, quando fui fazer o Tefl, pesquisei um monte na internet sem sucesso e as coisas que conseguia achar não sabia se eram confiáveis e ficava com medo de cair em cilada. Até por essa falta de informação em português, decidi escrever no blog sobre o assunto. Escolhi esse curso por indicação de uma amiga brasileira que também mora na Turquia. Ela é formada em letras, já trabalhava no país e fez o curso pra se atualizar. Gostei bastante, acho que pelo custo benefício vale muito a pena e tem muitas técnicas que você vai precisar em sala de aula, especialmente se for num país onde você não fale a língua (como foi o meu caso). O certificado tem validade internacional, então é de boas :)
      O blog tem uma página no face, qualquer coisa você pode mandar msg inbox por lá:
      https://www.facebook.com/deportadadescomportada/?fref=ts

      Beijos, espero ter ajudado.

      Excluir